Como se estabelece a relação entre cena e público na sua dimensão afectiva? Que elementos criam e condicionam essa relação? Que papel desempenha o espaço cénico, a arquitectura da sala ou a configuração sensorial? E como se processa essa relação? Que impacto tem no público e, inversamente, em quem está em cena? Como nomear e descrever essa dinâmica sensível e irrepetível? Que tipo de vocabulário poderá descrever a qualidade sentida da experiência teatral? Por que razão os actores, performers ou bailarinos, geralmente, têm dificuldades em traduzir por palavras o que sentem quando estão em cena? Este livro procura responder a estas e outras questões relativas à relação entre actores, performers e bailarinos e o público, do ponto de vista do movimento recíproco dos afectos gerado em cada espectáculo.
É um bocadinho como se houvesse uma corda esticada entre nós e eles, que andamos a puxar para um lado e para o outro. Eles não largam a corda e estão a puxar a corda connosco. Estamos a fazer o mesmo trabalho, estamos ali todos ao mesmo tempo. Se eles largam a corda, pronto, perdemos a coisa. [Vera Mantero (bailarina e coreógrafa)]
Se houvesse uma forma de representar esquematicamente o público e o seu efeito sobre nós, e o efeito do público sobre como isso afecta o momento da representação, Quizoola! é a peça mais aberta a isso, é o circuito de electricidade mais aberto entre os performers e o público, que gira e gira... [Terry O’Connor (actriz da Companhia Forced Entertainment)]
Sobre o Autor
Ana Pais é investigadora de pós-doutoramento em artes performativas (bolseira FCT). É autora de O Discurso da Cumplicidade. Dramaturgias Contemporâneas (Colibri 2004). Editou a antologia Performance na Esfera Pública (Orfeu Negro 2017) e o ebook Performance in the Public Sphere (www.performativa.pt). Foi crítica de teatro entre 2003 e 2004 nos jornais Público e Expresso. Entre 2005 e 2010, leccionou na Escola Superior de Teatro e Cinema. Como dramaturgista, colaborou com criadores de teatro e dança em Portugal. Concebeu, coordenou e produziu vários eventos de curadoria discursiva, dos quais destaca o ciclo de conferências “O Poder dos Afectos” (Culturgest 2015) e o “Projecto P!” (Lisboa, 10-14 Abril 2017). É investigadora integrada no CET/FLUL e colaboradora do INET–MD, ambos centros de investigação da Universidade de Lisboa.
Continente:
0,000 até 0,999 kg - 4,20
1 kg até 4,999 kg - 4,40
5 kg até 9,999 kg - 4,70
10 kg ate 19,999 kg - 4,85
20 kg até 30 kg - 4,90
Ilhas:
0,000 até 1,999 kg - 10,07
2 kg até 4,999 kg - 11,37
5 kg até 9,999 kg - 13,90
10 kg até 19,999 kg - 21,78
20 kg até 30 kg - 28,53
Europa:
0,000 até 0,999 kg - 8,37
1 kg até 1,999 kg - 10,47
2 kg ate 2,999 kg - 17,57
3 kg até 3,999 kg - 21,26
4 kg até 4,999 kg - 24,95
Resto do Mundo:
0,000 até 0,999 kg - 15,27
1 kg até 1,999 kg - 24,45
2 kg ate 2,999 kg - 42,02
3 kg até 3,999 kg - 54,20
4 kg até 4,999 kg - 66,37
Tudo o que for a mais em peso " sobre consulta "